Programa Esteio Cidade Educadora promovendo a formação humana e educacional

4 12 2007

logo-esteio.jpeg

A Prefeitura de Esteio, cidade localizada na região metropolitana de Porto Alegre, assume desde 2005 a marca Cidade Educadora como princípio orientador da gestão municipal. O Programa Esteio Cidade Educadora foi criado com o objetivo de despertar nas pessoas que na cidade vivem a consciência de uma cidadania ativa onde todos se vejam como cidadãos-agentes de desenvolvimento.

Um Cidade Educadora tem o objetivo permanente de aprender, permutar, partilhar e, como resultado, enriquecer de vida e melhorar a convivência de seus habitantes. Para isso, todos os espaços públicos devem se tornar verdadeiramente espaços educadores. A Cidade Educadora se ocupa prioritariamente das crianças e dos jovens, mas dedica atenção a pessoas de todas as idades.
Para ser uma Cidade Educadora, é preciso ter um governo eleito democraticamente e o compromisso do prefeito e da Câmara Municipal de incentivar novos projetos em educação. Os experimentos mais bem-sucedidos são apresentados anualmente no Congresso Internacional das Cidades Educadoras, que, no ano de 2008 acontecerá na cidade de São Paulo (Brasil).

A Cidade Educadora tem personalidade própria. Está integrada ao seu país e igualmente se relaciona com seu entorno, com outros centros urbanos de sua região e com cidades de outros países.

Um dos projetos de educação ambiental mais destacados na região é o ´´Projeto Peixe Dourado“, coordenado em Esteio pela Prof° de Educação Ambiental Iara Maria Costa Pacheco. O Projeto é uma iniciativa do Grupo de educação ambiental COMITESINOS, Comitê de Preservação, Gerenciamento e Pesquisa da Bacia do Rio dos Sinos, criado em 1987. O Grupo já conseguiu promover a capacitação de mais de 550 professores, que passaram a desenvolver projetos com seus alunos. A Prof° Iara é responsável pela implantação de práticas inclusivas de educação ambiental buscando conscientizar o morados de localidades próximas das regiões afetadas pela contaminação. Para ela, a marca de Cidade Educadora gera uma grande motivação e engajamento dos professores que se interessam por projetos como o Peixe Dourado, que inclusive foi implantado em Esteio antes do município ganhar o título de Cidade Educadora.

peixe-dourado.jpg

O que faz de um município uma Cidade Educadora é um ensino de qualidade por meio da utilização de materiais didáticos inovadores, capazes de promover reflexão e transformação.

 mapa-esteio.jpg

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: