O que faz uma Cidade Educadora?

1. A cidade deve saber encontrar, preservar e apresentar sua identidade pessoal e complexa. Esta a tornará única e será a base de um diálogo fecundo com ela mesma e com outras cidades.

2. A transformação e o crescimento de uma cidade devem ser presididos pela harmonia entre as novas necessidades e a perpetuação de construções e símbolos que constituam referências claras ao seu passado e à sua existência. (…) O ordenamento do espaço físico urbano deverá atentar para as necessidades de acessibilidade, encontro, relação, jogo e lazer, e de uma aproximação maior com a natureza.

3. A cidade educadora deverá fomentar a participação cidadã com uma perspectiva crítica e co-responsável. Para este efeito, o governo local deverá oferecer a informação necessária e promover, na transversalidade, as orientações e as atividades de formação em valores éticos e cívicos.

4. O governo municipal deverá dotar a cidade de espaços, equipamentos e serviços públicos adequados ao desenvolvimento pessoal, social, moral e cultural de todos os habitantes, prestando uma atenção especial à infância e à juventude.

5. A cidade deverá garantir a qualidade de vida de todos os seus habitantes. Significa isso um equilíbrio com o meio ambiente, o direito a uma convivência sadia, além do direito à moradia, ao trabalho, aos transportes públicos, entre outros.

6. O projeto educador explícito e implícito na estrutura e no governo da cidade, os valores que esta encoraja, a qualidade de vida nos oferece, as manifestações que organiza, as campanhas e os projetos (…) deverão ser objetos de reflexão e de participação graças à utilização dos instrumentos necessários que permitam ajudar os indivíduos a crescer pessoal e coletivamente.

Para maiores informações sobre o projeto, clique aqui.

One response

4 12 2007

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: